terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobrevivendo aos temporais - parte 2

"As ondas atendem ao meu mandar, sossegai... seja o encapelado mar, a ira dos homens ou o gênio do mal..."

Quem é veterano, como eu, em igreja, já cantou, ouviu o coral cantar e quem sabe mais de quantas formas ouviu o hino "Sossegai".
Como ele foi escrito há um pouco mais que 100 anos atrás, todo o seu linguajar é marítimo. Pessoas da Marinha não têm dificuldade de entender esse hino, porque, afinal, ainda se usa esse vocabulário especializado. Mas para nós do carro e do avião, as vezes se perde o significado.

Um outro hino de linguajar marítimo é o "Conta as Bençãos" que diz

"Se da vida vagas procelosas são, se, com desalento, julgas tudo vão, ..."

Um jeito bonito de dizer: " se o mar está super violento, você está vendo o seu barco naufragar e você acha que não vai conseguir sobreviver".

Independente da linguagem, o sentimento é o mesmo: o sentimento de naufragar, de se perder de você mesmo, de achar que Deus não se importa. Biologicamente, quando estamos em um momento de estresses, a memória costuma ser suprimida. Bem, espiritualmente também. E é também difícil ficar calmo quando tudo parece que vai explodir...

Mas os dois hinos dão informações muito interessantes:

"tais águas não podem a nau tragar, que leva o Senhor rei dos céus e mar... pois todos ouvem o seu mandar, sossegai, sossegai, convosco estou para vos guardar, sossegai"

Em palavras pós-contemporâneas, sua vida não vai afundar porque dentro de você tem o Deus que manda em tudo. No stress: Ele está cuidando de você.

"Conta as muitas bençãos, dize-as de uma vez, e verás, surpreso, o quanto Deus já fez (...)"
"...Seja o teu combate longo ou breve aqui, não te desanimes: Deus será por ti! Seu divino auxílio minorando o mal, te dará consolo e glardão final"

ou seja, comece a pôr a cabeça pra funcionar (e não a adrenalina), e se lembre de quanto Deus já te fez. Nesse momento é que a gente vê que Deus já cuidou de tanta coisa... por que ele não cuidaria disso também??? E, afinal, a vida não acaba aqui, o momento ruim vai passar...

Fica mais fácil de viver a vida... faça o teste... você vai ficar surpreso...

Um comentário:

Croissant mordido disse...

Oi amiga!
que linda mensagem...
tou em meio a uma tempestade, mas sei que Deus conduz meu barco!
bjo, continua o blog é ótimo:)
lili